quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Projeto e suas Características: discutindo questões

Todo projeto é interdisciplinar?
R: Será se envolver uma interação entre áreas do conhecimento, numa relação de cooperação e diálogo entre as várias disciplinas no intuito de produzir conhecimento acerca da realidade. Através do projeto pode-se coordenar as ações que envolvem as diversas disciplinas, num trabalho colaborativo.

É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
R: Sim é possível. Mas o intuito de partir de um tema de determinada área deve ser a reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade, ou seja, partir de um determinado ponto de pesquisa para integrá-lo com outras áreas do conhecimento com vistas a compreender e transformar a realidade. Pois compreender a realidade é fundamental para que o aluno possa participar como autor da história, buscando novos caminhos, como cidadão crítico e participante.
E para compreender a realidade é preciso trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades, através de ações e de vários níveis de reflexão, o que inclui dinâmicas de trabalho que privilegiem a resolução de problemas emergentes no contexto ou o desenvolvimento de projetos. (PRADO, 2005).
“As competências são construídas somente no confronto com verdadeiros obstáculos, em um processo de projeto ou resolução de problemas” (Perrenoud, 1999, p. 69).
Além disso, o trabalho por projetos enfatiza a abrangência de relações entre as várias áreas de conhecimento e o desenvolvimento criativo, o que possibilita o desenvolvimento de um projeto partindo de um tema focado em determinada disciplina e aos poucos relacioná-lo com o universo do conhecimento, ao se determinar os elos entre as diferentes áreas do conhecimento.


Qual a diferença existente entre projeto e atividade contextualizada?
R: O trabalho com projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem.
Assim, o projeto envolve uma situação contextualizada, onde se aproveita sempre as relações entre conteúdos e contexto para dar significado ao aprendido (saber), ou seja, a contextualização vai exigir que todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade.
A idéia da contextualização requer a participação do aluno em todo o processo de aprendizagem, fazendo as conexões entre os conhecimentos. O aluno não será um mero expectador, um acumulador de conhecimentos, mas um agente transformador de si mesmo e do mundo.
Trabalhando contextos que tenham significado para o aluno e possam mobilizá-lo a aprender, num processo ativo, em que ele é protagonista, acredita-se que o aluno tenha um envolvimento para além da concepção intelectual, mas também afetivo e histórico-social.

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