quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como se Trabalha com Projetos

Para Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida projeto é “um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada”.
Quando se trabalha com projetos, usando o computador para representar o conhecimento em construção, tem-se um novo potencial, pois todo o processo pode ser revisto, reelaborado, estudado, modificado. O professor tem maiores evidências sobre o desenvolvimento do aluno, podendo intervir para favorecer sua aprendizagem e fornecer informações significativas, pode também questionar o aluno de modo a por dúvida nas certezas inadequadas e propor novos desafios.
O grande valor do trabalho com projetos está na condição de partir das questões de investigação. O aluno vai desenvolver estudos, pesquisar em diferentes fontes, buscar, selecionar e articular informações com conhecimentos que já possui para compreender melhor essas questões, tentar resolvê-las ou chegar a novas questões. Esse processo implica o desenvolvimento de competências para desenvolver a autonomia e a tomada de decisões, tão essenciais para atuação na sociedade atual.
Envolve partir do que é conhecido, do que faz parte do contexto de vivências dos alunos, para então pesquisar o que já é dado como conhecimentos acumulados pela ciência e então propor o novo, alternativas para a melhoria da qualidade de vida. “ É o conhecimento que a humanidade já possui que nos
ajuda a dar esse salto, mas ele não pode ser transmitido aos alunos de forma descontextualizada, porque o aluno não consegue atribuir-lhe significado. Então, a partir de situações problemáticas do presente, o aluno é desafiado a buscar informações e articulá-las com conhecimentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la. É evidente que existem múltiplas soluções para tais problemas, o que leva o aluno a lidar com diferentes pontos de vista – favorecendo-lhe a compreensão sobre a relatividade e complexidade das situações da vida e da ciência – bem como a aceitar a ideia de que as mudanças são inerentes à própria vida”.
A tecnologia pode favorecer muito o trabalho com projetos, pois qualquer mídia pode mostrar o que a pessoa pensa sobre determinado conceito, fato, acontecimento. Um programa de computador, um texto, um site ou uma home page traz descrito o pensamento de quem o elaborou, e assim o aluno pode representar o seu conhecimento, identificando o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Do mesmo modo, o professor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo para provocar o desenvolvimento.
Não podemos esquecer que é preciso negociar e conquistar os alunos para o tema do trabalho. Eles são sujeitos da aprendizagem e os professores, seus parceiros, o projeto tem que ser uma pareceria entre alunos e professores.

Um comentário:

  1. Oi Judy!
    Que tal colocar um link em seu blog para o jornal do CEJOPA ?! rs
    bjs

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