Segundo Freire, o ato de conhecer tem como pressuposto fundamental a cultura do educando, como ponto de partida para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história.
É preciso buscar o diálogo entre o conhecimento que o aluno traz, enquanto sujeito histórico, e a construção de um saber.
A pedagogia de Freire orienta o professor para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que privilegiem a indagação, a curiosidade, a busca do rigor científico e a reflexão crítica do aluno.
“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”(FREIRE, 1996).
O aluno aprende em situações funcionais, quando ele vê sentido na atividade que realiza. E neste sentido o trabalho com projetos é uma boa alternativa, contribuindo para a construção do conhecimento pelo próprio aluno. O Projeto pode instigar o aluno, despertando sua curiosidade na busca do conhecimento. Pode também criar situações que possibilitem o aprender-fazendo, onde o aluno pode se reconhecer como autor do que produz por meio de investigações.
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