quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?

Aprendemos que currículo se constrói na ação, isto é, no vivido, na prática concreta. E que as TICs propiciam:
Acompanhar e recuperar as trajetórias delineadas no desenvolvimento de projetos;
Reconhecer as narrativas curriculares individuais que expressam as inter-relações entre informações e conhecimentos com o uso de diferentes mídias e linguagens, os significados atribuídos em ato;
Identificar os conhecimentos mobilizados na ação, que se referem tanto aos conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos, como aos novos conhecimentos construídos pelos alunos.
Vimos que o trabalho por projeto usando os recursos da tecnologia na perspectiva de temas transversais pode contribuir para o desenvolvimento tanto dos conteúdos disciplinares como de uma nova maneira de ser e estar frente à nossa realidade: atitude, comprometimento, engajamento, diversidade de leituras etc.
Os temas transversais permitem recontextualizar por meio de atividades os saberes sistematizados e outros trazidos pelos alunos, permitindo com isso desenvolver uma educação aberta, integradora, transformadora e significativa, como espaço de produção de conhecimento entre alunos e professores.Reconhecemos a importância do currículo escolar estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje. Para tanto, é importante que a escola conceba o currículo como um conjunto de experiências de aprendizagem, onde os principais atores, isto é, os protagonistas, são os professores e os alunos. O uso de tecnologias abertas, móveis, interativas, conectadas à Internet requer um currículo construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos, estratégias pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento. O currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. É preciso criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática.
O desenvolvimento do currículo por meio de projetos favorece a aproximação entre escola e a realidade do aluno, pois envolve a pesquisa sobre algo significativo para o aluno, como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. O educador espanhol Fernando Hernandez defende a ideia da reorganização do currículo por projetos de trabalho, os quais partem de uma dúvida inicial, uma curiosidade ou uma inquietação que leve a uma investigação em busca de respostas.
O desenvolvimento de projetos é um processo comprometido com ações que visam transformar uma situação real problemática em uma situação desejada, que envolve:Antecipação: descrição inicial do projeto, continuamente revista e reelaborada durante seu desenvolvimento;Implementação: realização das ações mobilizando informações oriundas de distintas fontes, conhecimentos e estratégias de trabalho; Reflexão: sobre intenções, processos e resultados, com a articulação e a construção de conhecimentos;Formalização e sistematização dos conhecimentos aprendidos; Publicação e compartilhamento de experiências, descobertas, dificuldades, processos e produtos.
O uso das TIC no desenvolvimento de projetos propicia:
Registrar a descrição do projeto, isto é, expressar a intenção e os conhecimentos que a pessoa possui por meio de múltiplas linguagens;
Buscar informações em diferentes fontes;
Mostrar as ações em realização no processo de implementação e os resultados produzidos;
Documentar toda a história do processo de implementação e recuperar essa história a qualquer momento e de qualquer lugar;
Comparar os resultados esperados com aqueles obtidos na implementação;
Refletir sobre as intenções e se os processos e resultados permitem atribuir um pensamento de unidade ao conhecimento produzido;
Atribuir sentido ao conhecimento produzido em situação social;
Identificar o currículo construído no desenvolvimento do projeto.

Um comentário:

  1. Jude! Bom dia!
    Adoro suas colocações sobre essa nova cultura midiálitica, faço especialização em mídia e visito sempre seu site.
    Saúde! Sucesso!
    .

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