quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Linux Educacional


Projeto "Quebrando o Gelo"



ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista: Judy Tinoco Terra
Nome da Escola: CEJOPA Local (cidade/estado) Campos dos Goytacazes, RJ
Série: Ensino Fundamental e Médio Número de alunos: 40
Professores envolvidos: OTs: Judy e Mary Jeanne

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O aluno no LIED, “Quebrando o Gelo”, ou seja, conhecendo o computador e suas muitas utilidades como recurso pedagógico, para realizar trabalhos individuais e colaborativos, pesquisas e manter-se atualizado e ligado ao mundo da informação, promovendo a construção do conhecimento.

3. Justificativa
Hoje predominantemente vive-se no mundo da informação, especialmente da informação digital. É ali que encontramos nosso trabalho. Ele encurta distâncias, reduz espaços, acumula dados, transporta textos, imagens e sons à velocidade da luz. Vive de palavras, imagens e sons. A virtualidade da imagem e das relações quase substitui a realidade. Entretanto, enquanto alguns consomem imagens e textos passivamente, sem interpretar o mundo representado, outros nem têm acesso a esse mundo. E quantos ainda se atrapalham com as máquinas que lhe são “impostas” em bancos, supermercados, na eleição, entre outros.
É preciso “quebrar o gelo” diante das novas tecnologias.
Temos em nossa escola um laboratório de informática com o diferencial de apresentar o Sistema Operacional Linux Educacional e seus pacotes de softwares livres. Diante deles, encontram-se alunos com sentimentos diversos: a satisfação de ter um laboratório de informática disponível para realizar seus trabalhos, a ansiedade por descobrir “tudo o que esta máquina pode fazer”, a sensação de “vergonha” por não saber utilizar as tecnologias, os que perguntam: “Cadê o Word?”.
A informática tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos, e a escola, na missão de preparar o indivíduo para a vida, sente a necessidade de não fechar os olhos para essa realidade.
Uma nova educação se faz necessária, um ensino centrado no aluno e não mais no professor, que deixa seu lugar de “destaque” como detentor do saber e passa a ser um incentivador, para que cada aluno efetivamente construa seu saber.
Mas não se trata de uma prática educativa restrita ao ensino de linguagens ou domínio de uso de software. É preciso criar com a comunidade escolar, um sistema de leitura do mundo digital que permita desvelar seus problemas e desafios à medida que se dominam seus instrumentos de uso e os utilizam para representar o seu mundo e refletir sobre o seu próprio pensamento, atualizando-o continuamente.
O uso da Informática Educativa envolve uma perspectiva de construção do conhecimento, o computador perde o caráter mágico de “mestre infalível”, e o aluno poderá posicionar-se como verdadeiro construtor do próprio conhecimento. O professor ficará como responsável por planejar atividades, utilizando o computador como recurso para atingir seus objetivos pedagógicos. A informática educativa, quando bem planejada e implementada, contribui para sanar dificuldades de aprendizagem.
O uso da internet irá preparar o aluno para usar o computador como recurso auxiliar no desempenho de suas tarefas, trabalhando colaborativamente e promovendo visibilidade na construção do seu conhecimento.
Com este projeto queremos que os alunos se familiarizem com o computador, utilizando-os para incrementar a qualidade de seu aprendizado. O computador será visto como uma ferramenta para resolver problemas e realizar tarefas como pesquisar, analisar, desenhar, escrever, descobrir, comunicar-se.
Queremos que os alunos expandam seu conhecimento e aperfeiçoem suas ações, valorizando sua criatividade, individualidade, estimulando sua autonomia, curiosidade, auto confiança, espírito crítico, abrindo maiores possibilidades no mercado de trabalho. Assim como os funcionários de uma empresa usam o computador para fazer o seu trabalho, os alunos precisam usar o computador para estudar.
Quando devidamente integrados no currículo, computadores e softwares se tornam ferramentas essenciais, assim como livros e canetas são essenciais numa sala de aula. Essa abordagem traz uma nova dimensão do impacto que a tecnologia pode ter na vida do aluno.

4. Objetivo (s)
Utilizar a informática como ferramenta de apoio às necessidades de cada componente curricular, despertando o interesse do aluno e preparando-o para lidar com as TICs através de atividades que o levem à construção de conceitos e análise crítica e reflexiva cada vez mais desenvolvida tecnologicamente, contribuindo para construção do seu conhecimento.


5. Conteúdos
Fundamentos Básicos sobre computador e internet
Internet e ferramentas de colaboração: wikis, blogs, vídeos, Google docs, fóruns, etc.
Processador de texto
Recursos multimídias
Planilhas

6. Disciplinas envolvidas
O projeto servirá de apoio a todas as disciplinas.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Pretendemos dar oportunidade ao aluno de conhecer e trabalhar no mundo informatizado, capacitando-o assim para a construção do seu saber e para o mercado de trabalho.
O uso de diferentes formas de linguagens (poesias, músicas, textos jornalísticos e científicos, pesquisas, jogos, internet, slides, filmes, planilhas, etc.) objetiva que os alunos percebam a função social do projeto interdisciplinar com conteúdos transversais e fortaleça a formação de novos conceitos que favoreçam o processo ensino-aprendizagem.
Proporcionando aos alunos horários em contra-turno, para participar do projeto e realizar no LIED atividades supervisionadas pelo Orientador Tecnológico do turno, queremos auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades e competências e “Quebrando o gelo” diante das tecnologias, em especial, os softwares livres.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Laboratório de Informática, data show, impressora, pendrives, CDs.

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliada a participação nas tarefas propostas e o desenvolvimento individual das competências necessárias para utilizar a tecnologia. Espera-se que os alunos tenham uma melhor desenvoltura e criatividade nos trabalhos e pesquisas propostos pelos professores.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O blog da escola será um espaço utilizado para divulgação do projeto.


12. Referências Bibliográficas
SIQUEIRA, Ethevaldo. Como viveremos: o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na vida humana, na próxima década, segundo a visão de 50 famosos cientistas e futurologistas do Brasil e do mundo. São Paulo, Sariava,2005, p.301.

INTEL Educação. Programa Intel Educar – Fundamentos Básicos. Versão 2.0, 2008.

PINHEIRO, Tatiana. Gestão Escolar: Tecnologia na aula. Revista Nova Escola, Edição 228, Dezembro de 2009. Disponível em: Acesso em 20 set.10.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; JUNIOR, Klaus Schlünzen. Integração de mídias digitais na educação. PUC- SP,2004. Disponível em: Acesso em 26 set.10.